A ARTE QUE SURGE DO LIXO.

Vik Muniz é um artista brasileiro que recebeu mais notoriedade com seu trabalho em Nova York. E depois de expor em várias galerias nas cidades do Canadá, México, Estados Unidos, Quebec, desta vez atereizou pelo Forte Fortaleza em exposição no Espaço Cultural Unifor, em uma das maiores exposições dedicadas ao artista no Brasil, contendo seus trabalhos do final dos anos 80 até os dias de hoje, que vão de desenhos, fotografias, instalações, esculturas e pinturas feitas com comida.
Trabalhando como disse, com lixo, poeira, restos de comida, Vik Muniz cria sua arte por vezes a partir de obras já existentes, outras vezes á partir do que vê, como sua série "Sugar Children" onde depois de conhecer crianças filhas de trabalhadores em plantações de açúcar em St. Kitts, e após voltar para Nova York Vik resolveu desenhar as fotografias das crianaças usando açucar, como forma de homenagear os fotografados.

As obras recriadas, algumas que já ficaram mais que famosas, como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, Onde Vik resolveu criar duas replicas seguras e detalhadas da pintura de da Vinci, uma feita com Geleia e outra com Manteiga de amendoim. Outras vezes usando qualquer tipo de lixo ele criou formas humanas sendo desenhadas no chão de um galpão como a imagem de Narciso e outros.






Considerado um dos artistas brasileiros que está em maior expansão no momento, seus desenhos recriando pinturas famosas em que usa fios de metal e qualquer forma de lixo podem ser vistas, por exemplo, de segunda a sábado na abertura da novela das 8 que passa às 9 horas da noite na Rede Globo. Aqui em Fortaleza suas obras - mais de 140, estão muito bem distribuídas no espaçoso Espaço Cultural da Unifor, que está aberta ao publico de segunda a sábado, e com entrada franca. A Exposição Vik Muniz fica até dia 16 de agosto, se não me engano, e vale muito dar uma conferida.
Comentários